sexta-feira, 3 de junho de 2011

EXTINÇÃO DO BATALHÃO RAIO


BATALHÃO RAIO



O Batalhão de Resposta Rápida, Apoio e Intervenção Operacional – RAIO, foi criado no dia 15 de setembro de 2009, sendo subordinado administrativamente ao Comandante do CPE e Operacionalmente ao Comandante-Geral da PMAM e ao Governador do Estado do Amazonas. 

O RAIO é uma tropa policial especial de ocupação, saturação e pronta-resposta ao clamor público e defesa social, atuando assim em todo territorio do Estado do Amazonas, realizando operações policias de defesa social, ações especiais, ambientais, contra-terrorismo, patrulhamento em local de alto risco, operações policiais especiais, operações aeropoliciais, intervenções em incidentes com artefatos explosivos, em situações de crise e em repressão qualificada ao crime organizado.

Entretanto, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) publicou, na edição de seu Boletim Geral interno do dia 24 de maio, a Portaria nº. 096, na qual oficializa a extinção do Batalhão de Resposta Rápida, Apoio e Intervenção Operacional (Raio).

A desativação do Batalhão de Resposta Rápida, Apoio e Intervenção Operacional (Raio), segundo o Coronel  Herbert Campos de Araújo, a medida está inclusa no plano de revitalização do Governo do Amazonas para o Sistema de Segurança Pública, tendo como principal objetivo a implementação do programa Ronda nos Bairros.

                       Portanto, a portaria informa ainda que as quatro subunidades (Companhia de operações especiais – COE, Companhia de policiamento especializado em fronteira- PEFRON, Companhia de resposta rápida com motocicletas – CRM, Companhia de manejo de artefatos explosivos – MARTE) da corporação vão ser realocadas em outros batalhões e unidades da própria polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário